Você sabe o que é transtorno esquizoafetivo?
No último capítulo da série especial, saiba mais sobre esse tipo de esquizofrenia.
É um tipo particular de esquizofrenia em que, num período ininterrupto da doença, ocorra um episódio depressivo, maníaco ou misto concomitante. Além disso, durante essa mesma fase da doença, o paciete apresentou delírios ou alucinações na ausência de sintomas proeminentes de humor, que devem estar presentes numa porção substancial da doença. É fundamental que essas características ocorram dentro de um único período ininterrupto em que o paciente tenha sintomas esquizofrênicos ativos ou residuais.
Não há dados exatos sobre a prevalência desse tipo de distúrbio, mas seguramente ele é bem menos comum do que a esquizofrenia. A incidência é maior nas mulheres do que nos homens. O transtorno esquizoafetivo de subtipo bipolar (quando o episódio concomitante de humor é maníaco ou misto) seria mais comum em adultos jovens, enquanto o subtipo depressivo (episódio de humor depressivo concomitante) seria mais encontrado em adultos mais velhos. Da mesma forma que na esquizofrenia, o médico deve ser procurado o quanto antes, para avaliação e tratamento.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários