Você sabe o que é colite ulcerativa?
É uma doença caracterizada pela inflamação das paredes do intestino, iniciando pelo tecido interno que o reveste. Juntamente com a doença de Crohn, é denominada doença inflamatória intestinal, e as duas atingem quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo.
https://drsalim.com.br/doenca-de-crohn-atinge-homens-e-mulheres-de-toda-idade/
A colite ulcerativa é crônica, que reaparece em surtos de agudização. O sintoma mais comum é a dor abdominal juntamente com o sangramento retal. Este, quando presente, pode levar à fadiga, fraqueza e anemia. É importante frisar que a colite ulcerativa não é a síndrome do colón irritável.
A doença pode ocorrer em qualquer idade da vida, porém as pessoas com idade entre 20 e 30 anos e 50 a 70 anos, são acometidas com mais frequência. As razões da colite ulcerativa ainda não estão bem estabelecidas, mas as causas prováveis são: enética, dietética, infecções intestinais e deficiências imunológicas intestinais.
Os sintomas mais comuns são: diarreia, diarreia sanguinolenta, fezes com muco e dores abdominais. Isso varia de acordo com cada paciente, podendo apresentar períodos assintomáticos longos.
Em alguns casos, a doença pode apresentar outras manifestações, como: lesões em pele e olhos, problemas articulares, e doenças hepáticas. Em pacientes com complicações graves, pode ocorrer perfuração do intestino, determinando quadros abdominais que necessitam de tratamento cirúrgico. O diagnóstico é feito a partir da história do paciente associado ao exame físico e exames complementares. Estes incluem geralmente exames de sangue e colonoscopia.
A dieta é o primeiro passo no tratamento da doença e deve-se evitar a ingestão de fibras em geral e aumentar o consumo de proteínas (carnes e ovos). A ingestão de leite e bebidas alcoólicas e o tabagismo podem agravar a doença em alguns pacientes. O tratamento medicamentoso da colite ulcerativa compreende o uso de medicações anti-inflamatórias, que incluem corticosteroides e imunomoduladores. Quando ocorrem complicações ou agudizações da doença, o tratamento intra-hospitalar pode ser necessário. A cirurgia é indicada em complicações graves.
Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn: http://abcd.org.br/
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários