Varizes: quando é preciso operar?

As varizes são caracterizadas por dilatações das veias, que são estruturas vasculares responsáveis por trazer o sangue dos tecidos até o coração. Por sua vez, as artérias levam o sangue do coração até os tecidos. De acordo com Dr. Salim Médico de Família, as veias, principalmente das pernas por causa da lei da gravidade e outras tendências, se dilatam e trazem certa dificuldade no retorno deste sangue até o coração.

Tratamento das varizes

No entanto, nem sempre que você tiver varizes, precisará ser operado. “Há situações que as varizes existem, que elas podem até trazer uma alteração estética nas pernas, principalmente da mulher, porque o sexo mais comprometido é o sexo feminino. Mas, às vezes só com cuidados e orientações, a pessoa toca a vida dela sem necessidade de fazer cirurgia”, esclarece Dr. Salim Médico de Família.

Em certos casos, quando as varizes trazem sintomas, pode ser que seja necessária a cirurgia. Dr. Salim Médico de Família destaca algumas das situações: dor nas pernas, principalmente no final do dia, com perna cansada, dolorida e inchada; úlcera varicosa, que são feridas nas pernas relacionadas às varizes; erisipela de repetição, infecção na perna por causa de inchaço; formação de coágulos dentro das veias, conhecida como trombose venosa.

Enfim, tem outras causas para indicação cirúrgica, inclusive a causa estética. Às vezes, esteticamente, fica feio ter varizes. Mas isso não significa que todas as pessoas tem indicação cirúrgica.

Veja também: Causas de dores nas pernas

Portanto, se o paciente tem muitos sintomas ou se incomoda com as varizes nas pernas, é preciso procurar um cirurgião vascular para avaliar seu quadro e verificar a necessidade de operação. É feito um estudo adequado para saber se a pessoa tem condições de ser operada das varizes, se não vai ter nenhuma sequela após a cirurgia.

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: http://sbacv.com.br/

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM