Edema (inchaço) nas pernas
Assim, na extremidade arterial dos capilares, a pressão de saída é maior do que a de entrada, e vice-versa, na extremidade venosa do capilar. Dessa maneira, os tecidos recebem oxigênio e substâncias nutritivas, que normalmente não acumula líquido nos tecidos. Quando esse equilíbrio se rompe, ou por aumento da pressão nos capilares venosos, ou por diminuição das proteínas no sangue, o liquido se acumula nos tecidos constituindo o edema.
Em que condições ocorre o edema nas pernas?
– Quando existe um aumento na pressão das veias;
– Quando há aumento das proteínas no plasma;
– Quando os linfáticos não conseguem remover o líquido dos tecidos;
– Quando há o aumento da permeabilidade dos capilares.
Quais são as situações em que há aumento de proteínas no plasma?
Quais são as doenças que causam diminuição de proteínas no plasma?
Doenças do intestino promovendo menor absorção, e consequente perda de proteínas pelas fezes e ingestão diminuída de proteínas (desnutrição proteica) também podem ser as causas de inchaço nas pernas, pelo mesmo motivo.
Quando ocorre aumento de permeabilidade capilar?
Algumas mulheres apresentam inchaço de pernas que se acentua com o calor, e na época menstrual e que se acompanha de cansaço e dor de cabeça, cuja causa se desconhece, constituindo o chamado edema idiopático.
Como se diferencia inchaço
No hipotireoidismo, as pernas podem inchar?
Como se faz o diagnóstico diferencial do edema das pernas?
Como se trata o edema das pernas?
Nos edemas em que a causa é o aumento da pressão nas veias, o repouso com elevação das pernas fornece excelente resultado, devendo-se usar enfaixamentos elásticos (meias ou faixas elásticas) para evitar o reaparecimento do edema quando o paciente volta à atividade diária.
É preciso ressaltar que a doença de base, que causou o edema, deve ser tratada, pois é esse procedimento que determinará a sua melhora. Para isso, é preciso seguir a orientação de seu médico, que também indicará a medicação a ser tomada.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários