Hipersônia

A imagem mostra uma mulher deitada em sua cama, com um notebook servindo de travesseiro.

O que significa?

A duração “normal” do sono varia muito de pessoa para pessoa. Nas pessoas com necessidade maior de horas de sono do que a média não há sonolência diurna. Porém, certos pacientes queixam-se de sonolência excessiva durante o dia, mesmo tendo dormido até 12 horas por noite.

Relatam grande dificuldade para despertar pela manhã e também a ocorrência de cochilos de mais de 1 hora durante o dia, intencionais ou não, sentidos como não reparadores. Os cochilos não intencionais ocorrem em situações de estimulação e atividades baixas, por exemplo, em palestras, assistindo à televisão, lendo ou até dirigindo em estradas não-sinuosas. Esta condição e chamada hipersônia primária.

A hipersônia requer tratamento?

Sim, pois o sono prolongado e a dificuldade de despertar podem trazer prejuízos no cumprimento de obrigações matinais (no trabalho, por exemplo), e os episódios de sono involuntário durante o dia podem ser embaraçosos ou perigosos (se o paciente estiver dirigindo, por exemplo). Além disso, o baixo nível de alerta que se dá no combate ao sono diurno leva a uma redução da eficiência, da concentração e da memória.

A sonolência pode ser atribuída ao tédio ou à preguiça, perturbando as relações familiares ou sociais do indivíduo.

O médico avaliará a existência de hipersônia e prescreverá medicamentos para que o padrão e a duração do sono voltem à normalidade.

Você já teve algum episódio de hipersônia? Conte-nos! Não se esqueça de compartilhar o conteúdo!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM