Anafilaxia
Saiba mais a respeito da anafilaxia entendendo o que ela é, o que provoca essa reação bem como o que fazer caso ela se manifeste em você.
O que é anafilaxia?
É uma reação alérgica grave sistêmica, ou seja, que pode envolver vários órgãos do corpo humano simultaneamente, e que muitas vezes provoca problemas respiratórios, perda de consciência e até mesmo a morte. A anafilaxia, ou reação anafilática, é uma emergência médica que requer tratamento imediato.
O que provoca uma reação anafilática?
As principais causas de reações anafiláticas são:
- alimentos: principalmente frutos do mar e nozes;
- látex: borracha;
- medicamentos: principalmente penicilina;
- veneno de insetos: Através de picadas de vespas, abelhas, formiga.
Essas reações são mediadas pela IgE.
No entanto, algumas substâncias como medicamentos do tipo anti-inflamatório e contrastes utilizados para exames radiológicos, podem causar sintomas semelhantes aos das reações anafiláticas. Nestes casos, as reações não são provocadas pela grande produção de IgE, e são denominadas reações anafilactoides.
Choque anafilático é a mesma coisa que anafilaxia?
A anafilaxia pode se manifestar de muitas formas, variando desde um quadro de urticária, coceira e vermelhidão na pele, até chiado no peito, cansaço, tosse, espirros, náuseas, dores de estômago e vômitos. O choque anafilático é uma das manifestações de anafilaxia e se caracteriza por palidez, pulso fraco, tontura, escurecimento da visão e pressão baixa.
No entanto, é sempre importante lembrar que outros problemas médicos podem simular uma reação anafilática. Os principais são: ataques cardíacos, convulsões e crises de ansiedade.
Tive uma reação alérgica por picada de abelha. Que cuidados devo tomar?
Em primeiro lugar, é importante tomar cuidado para que você não seja picado novamente. Para isso, mantenha-se a locais que são potencialmente território de abelhas, como campos e matas.
Além disso, evite o uso de perfumes adocicados e roupas com cores fortes quando estiver em locais abertos. Refrigerantes, sucos e alimentos doces em geral devem ser evitados nesses locais.
Dependendo do tipo de reação apresentado, ande sempre com alguma medicação do tipo anti-histamínico ou “caneta de adrenalina” (Epi-pen), conforme orientação do seu médico. A necessidade ou não de imunoterapia (que nesse caso vai prevenir a ocorrência de novas reações graves) também vai depender da avaliação realizada por seu médico.
O que fazer no caso de uma reação anafilática?
Caso você ou qualquer pessoa apresente uma reação anafilática, solicite auxílio médico imediatamente em um hospital ou unidade de emergência. No hospital, o paciente geralmente é tratado com adrenalina, que melhora os sintomas respiratórios e a circulação, bem como com anti-histamínicos e corticoides.
Quanto antes a reação anafilática for tratada, menor a chance de complicações. Após o tratamento de emergência, procure sempre um médico, que poderá orientá-lo quanto à melhor forma de confirmar o diagnóstico e prevenir uma nova reação.
Qual médico eu devo procurar para fazer um tratamento?
Existe uma especialidade médica específica para fazer o acompanhamento e tratamento de pessoas alérgicas, sendo ele o alergista-imunologista. Mas muitas pessoas não sabem disso e acabam deixando de se tratar, o que aumenta muito as chances de novas crises e complicações.
Se você não conhecer um profissional dessa especialidade, pode passar por uma consulta com um clínico geral de sua confiança. Ele também é capacitado para lhe orientar e ainda indicar um especialista que tenha experiência com casos como o seu.
O importante é não deixar de fazer esse acompanhamento, já que as reações provocadas pela anafilaxia podem ser bastante graves. Sendo assim, se uma reação alérgica se manifestar busca imediatamente o atendimento de urgência e não deixe de passar pela consulta com o especialista depois disso.
Mas não se esqueça de que as alergias costumam ser um quadro crônico, sendo assim, para que o tratamento seja eficaz é fundamental seguir as recomendações do seu médico a fim de garantir a sua segurança e saúde.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários