Clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível, e quando não tratada pode causar infecções nas trompas e ovários, resultando no que se conhece por doença inflamatória pélvica, um quadro muitas vezes grave, que pode causar esterilidade e até a morte.

A imagem mostra no canto esquerdo, uma lupa dando zoom com várias bactérias nos testículos do homem. No canto direito, a lupa dando zoom com bactérias no útero da mulher.

A maioria das mulheres infectadas não apresenta sintomas, podendo ter corrimento vaginal sem cheiro e sem coceira. Nas gestantes, pode ser transmitida durante o parto, causando cegueira no bebê.

Quais são os sintomas da clamídia?

A clamídia pode ser assintomática, mas alguns sinais e sintomas podem sim surgir e alertá-lo da necessidade de procurar um médico ou um posto de saúde para checar se você está com a infecção. Entre os principais estão:

  • Dor forte na região genital;
  • Vontade mais frequente de urinar;
  • Dor no pé da barriga;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Ardência ao urinar;
  • Dor nos testículos (nos homens);
  • Eliminação de pus e de secreção por meio da uretra (nos homens);

Como evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis?

A única forma de não correr riscos em uma relação sexual é usar sempre e corretamente a camisinha, do início ao fim da relação sexual, evitando a troca de fluidos corpóreos. Para prevenir a transmissão das DSTs, como a clamídia, é importante usar sempre e corretamente a camisinha, em todas as relações sexuais.

Não se esqueça: se gostou do post de hoje, deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM