BLOG

Como prevenir o câncer de intestino?

Meu amigo, professor Dr. Fábio Atui,

Vai uma pergunta pra você esclarecer os nossos queridos internautas. Carne processada, carne manipulada, carne vermelha, gorda, não gorda. Agora, tá um festival de coisas que dão câncer no intestino, de outras coisas que podem dar câncer no intestino.

Eu vou te fazer uma pergunta objetiva: dá pra você explicar, por favor, o que fazer para prevenção do câncer no intestino. Que medidas, que exames, enfim, tudo o que você possa me ajudar e ajudara os internautas Fábio, a prevenir o câncer intestinal. Um forte abraço.

Diagnóstico do câncer de intestino

Meu nome é Fábio Atui, eu sou cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista. 

Fiquei muito satisfeito que me fez essa pergunta, eu considero que esse assunto é um assunto mais importante da minha especialidade, da coloproctologia, e por quê?

O câncer de intestino tem uma característica, que define que facilita os programas de prevenção, o câncer de intestino, antes de ser câncer de intestino, tem uma lesão precursora, o pólipo, você encontra o pólipo no intestino, se aquele pólipo ficar no intestino, vai se transformar em câncer, então você é capaz de identificar e tratar o câncer, antes de ser câncer.

Por isso, você simplifica muito o tratamento. Você agride menos o paciente, você gasta menos dinheiro, você não precisa operar, não precisa tomar anestesia. Então, os exames que encontram o pólipo, e que retiram o pólipo são muito importantes pra proporcionar melhoria na vida das pessoas.

É então assim uma pessoa mais desavisada, diria o seguinte: então é nós vamos fazer um exame de colonoscopia em todo mundo, e ninguém vai ter câncer. Não é bem assim que funciona.

A gente não teria como, não tem condições de fazer exame em todo o mundo, o exame também não é inócuo, o exame tem que ser feito naquelas pessoas que precisam fazer. E como que a gente decide quem precisa fazer para prevenir, a gente usa a estatística, a gente usa os números.

Prevenção: rastreamento

Então, aquelas pessoas que têm uma chance maior de ter câncer de intestino, elas vão se submeter a alguns exames, então, a Organização Mundial de Saúde o ministério da saúde preconiza um exame que se chama pesquisa de sangue oculto nas fezes, Salim, que é o quê: se pessoa tem sangue nas fezes ela pode ter um pólipo ou pode ter um câncer, e aí ela vai fazer a colonoscopia.

Agora, nem todo mundo que tem o sangue oculto nas fezes, tem um pólipo, tem um câncer. Tem aquele paciente que tem hemorroida, por isso sai sangue nas fezes, tem aquele paciente que machucou por exemplo, o intestino porque não mastigou direito, tem aquele paciente que comeu uma picanha no dia anterior mal passada, que tem uma gengivite, por isso engoliu sangue.

Então, nós fazemos uma peneirada grossa, para pesquisa do sangue oculto para selecionar todo mundo que tem sangue nas fezes, mesmo que oculto, e depois nós fazemos uma peneirada fina, que é a colonoscopia, para tentar identificar e localizar esses pólipos, que eventualmente poderiam estar presentes.

Agora, ainda assim você não vai fazer esse exame em todo mundo. Quem são as pessoas que precisam fazer essa prevenção, essa prevenção que a gente chama de rastreamento.

Incidência de câncer de intestino

Essa prevenção, ela precisa ser realizada em todas as pessoas com mais 50 anos de idade, além disso, ela possa ser realizada em todas as pessoas que têm um parente de primeiro grau com história de pólipo ou de câncer, a partir dos 40 anos de idade, ou 10 anos menos que esse parente.

Eu vou explicar. Se eu tiver um parente que teve um pólipo com 60, eu vou fazer a partir dos 40, ou seja, 10 anos antes 60 daria 50, é mais do que 40, então vou usar 40 como um limite, mas e esse meu parente de primeiro grau tiver o pólipo ou câncer com 30, eu tenho que começar a prevenir com 20, porque vem antes de 40, então é 40 anos ou 10 anosa menos do que o seu parente de primeiro grau.

O que é parente de primeiro grau? Pai, mãe, irmão e filho, essas quatro. Parentes de segundo grau: Avô, tio, já é um pouco mais. Pai, mãe, irmão e filho. Esses são os parentes de primeiro grau.

Veja também: Você sabe como prevenir o câncer de intestino?

Tenho certeza que as pessoas estão ouvindo a gente, vão parar pra pensar, se tiverem dúvidas devem sim conversar com o médico, se precisa ou não entrar no programa de rastreamento, é muito comum nas mulheres a ginecologista fazer esse processo de prevenção, nos homens o cardiologista ou eventualmente, se está na dúvida procure um proctologista.

Mas o principal, não deixe de ser ativo nesse processo de se prevenir e de se cuidar.

Fique de olho. Saúde.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp