BLOG

Infecção intestinal: quais são as causas?

O que provoca uma infecção no intestino?

Essa infecção é causada por um germe, vírus, bactéria, fungo ou algum tipo de micro-organismo vivo, você produz uma reação inflamatória na parede intestinal, na maioria das vezes essa inflamação reage com diarreia. Toda pessoa que está com uma reação inflamatória no intestino, manifestação principal é cólica e diarreia.

Quais são as principais causas?

Na maioria das vezes, é viral causada por vírus. O Rotavírus e Adenovírus são vírus que causam infecção intestinal, entre outros.

Às vezes é bactéria, uma causa mais grave, chamadas de bactérias enteropatogênicas. É necessário diferenciá-las das bactérias que vivem em nosso intestino de flora normal. O intestino está cheio de bactérias e não precisam ser tratadas por não causarem problemas, pelo contrário, ajudam o ser humano.

Quando uma bactéria chamada de enteropatogênica causa uma inflamação no intestino, temos uma infecção bacteriana, na maioria das vezes é tratada com antibiótico.

Existem infecções por outros tipos de germes e parasitas. Todas essas causas de infecção intestinal existem, a mais comum é causada por vírus, principalmente na época de verão.

Quando é causada por vírus não se toma antibiótico. Os tratamentos são cuidados, hidratações, correções dos problemas por queda de potássio.

É necessário corrigir os problemas causados pela diarreia, mas não usar antibiótico de maneira inadvertida, pois não tratará uma infecção viral.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

2 Comentários

  1. Elisandra Tavares da silva

    Meu esposo está a três dias com for no estômago e muita febre parece que tem uma bola diz ele

    Responder
    • Dr Salim

      Olá, Elisandra. O que eu recomendo é recorrer ao hospital para que seja feito alguns exames e analisado essa questão. É muito difícil saber o que pode ser, sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp