Insuficiência renal: o que é?

Insuficiência renal é a parada de funcionamento dos rins. Os rins são responsáveis pela filtração do nosso sangue eliminando escórias através da urina.

Quando você elimina a urina, você está eliminando substâncias que estão em excesso no seu corpo, por exemplo, ácidos, ureia, entre outros. Quando esses elementos passam pelo rim, o rim os retira do sangue e, através da urina, elimina para fora do organismo. Essa é a função do rim.

Causas da insuficiência renal

Podemos dividir as causas da parada de funcionamento do rim entre insuficiência renal aguda e crônica.

Insuficiência renal aguda

Neste caso, a doença pode ser causada por uma infecção generalizada, drogas tóxicas para os rins, desidratação, infecção, hemorragia intensa, entre outros fatores.

Essas causas podem levar a parada de funcionamento do rim, ou seja, a pessoa não consegue mais urinar, fica hipertensa e inchada, e precisa ser internada em um hospital.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica costuma ser instalada de forma mais lenta e progressiva. Normalmente, é causada por outras doenças, principalmente as glomerulonefrites, que são doenças imunológicas que comprometem os rins levando a sua parada de funcionamento com eliminação de grande quantidade de proteínas pela urina.

Tratamento

Insuficiência renal aguda

Existem algumas maneiras de corrigir a doença, por exemplo, utilizando a hemodiálise. Para quem não sabe, hemodiálise é um rim artificial que, através de um acesso ao sangue pela veia, filtra o rim por aparelhos até que o órgão volte a funcionar.

Insuficiência renal crônica

O tratamento consiste em hemodiálise e/ou transplante renal, depende dos fatores que causaram esse problema. Em casos de doenças reumatológicas, imunológicas, diabetes, entre outras, é necessário recorrer à hemodiálise e depois fila de transplante.

Resumindo, a insuficiência renal aguda tem mais chance de reverter, já a crônica quando chega aos níveis de diálise dificilmente o rim voltará a funcionar normalmente. Saiba que o transplante renal é um procedimento, hoje, bem sucedido e muitas pessoas sobrevivem com o rim transplantado, seja de cadáver ou intervivos.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM