Leucemia mieloide aguda

Quem é mais acometido?

É o tipo mais comum e grave das leucemias. Atinge 15% das crianças com leucemia e acomete adultos em todas as faixas etárias, aumentando com a idade e com a incidência substancial após os 70 anos.

Como são denominadas?

A leucemia mieloide aguda recebe a denominação “de novo” quando não existe fator de risco anterior que possa justificar o desenvolvimento da doença. É denominada secundária quando ocorre após a exposição do paciente a agentes leucemogênicos (causadores de leucemias), após a síndrome mielodisplática, ou em pacientes que já foram tratados de outras neoplasias (tumores).

Quais são os achados nos exames laboratoriais?

A anemia é uma característica constante no hemograma decorrente, em geral, da inadequada produção dos glóbulos vermelhos, e pode ser de leve a grave. A contagem das plaquetas geralmente está diminuída.A presença de células anômalas no hemograma não é obrigatória, sendo o mielograma o determinante do diagnóstico, complementado com os exames específicos (imunofenotipagem e cariótipo).

 Como se trata?

A meta do tratamento das leucemias agudas é a indução de remissão (não detenção de sinais da doença e recuperação do sangue periférico), e a posterior prevenção de recaídas.A quimioterapia é a principal forma de tratamento das leucemias. Pode ser feita com drogas isoladas, ou uma combinação de 2 ou mais drogas. A radioterapia e o transplante de medula óssea são também formas de tratamento.O tratamento intensivo das leucemias agudas com combinações de vários agentes quimioterápicos, e o transpolantes de medula óssea, têm permitido a um grande número de pacientes a cura, ou o aumento da sobrevida.É importante salientar que a colocação de cateteres de longa permanência, o tratamento de suporte com transfusões de glóbulos vermelhos, plaquetas, antibióticos e antieméticos (medicações usadas para diminuir náuseas e enjoos) potentes, contribui muito para o sucesso da resposta satisfatória dos pacientes com leucemias agudas.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM