Nós somos o que comemos!
Saiba a importância de cuidar bem da sua alimentação
Guardadas as devidas proporções, através do nosso hábito alimentar, é possível traçar uma trajetória de como será nossa qualidade de vida futura. Nossos hábitos alimentares influenciam a nossa saúde.
Assim, uma dieta rica em sal nos traz frequentemente problemas de pressão alta e todas as suas consequências graves como: derrame cerebral, problemas com os vasos sanguíneos, inchaços, problemas cardíacos. Uma dieta rica em gorduras animais propicia a ocorrência de doenças do coração.
Uma dieta excessiva nos leva ao aumento de peso e obesidade, e uma dieta carente de nutrientes fundamentais, a estados de desnutrição. As carências de vitaminas são um exemplo cada vez menos frequentes, mas ainda real em situações de enfermidades que levam à deficiência de vitaminas específicas, como o alcoolismo e a anorexia nervosa, ou em localidades ou situações em que o nível socioeconômico das pessoas ou a oferta limitada de nutrientes seja decisivo.
Por exemplo, a falta de vitamina C, causada pela ingestão deficiente de frutas, verduras e legumes, leva ao escorbuto, com sangramento das gengivas. A falta de vitamina D leva ao raquitismo.
As situações são muito variadas e os exemplos numerosos, mas o importante é percebermos que o estado nutricional de um indivíduo influencia muito a maneira pela qual ele supera ou não as doenças que a vida lhe impõe.
Por isso, aproveite o Natal, não deixe de comer o que você gosta, desfrute da ceia de hoje à noite com a sua família. Mas, faça tudo isso com parcimônia, pensando na sua saúde.
Feliz Natal!
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários