O que é gripe?

Saiba sobre os sintomas e tratamentos dessa doença bastante conhecida pelos brasileiros

A gripe é uma infecção das vias respiratórias causada pelo vírus influenza. Em geral, o início da gripe é abrupto, com febre elevada, dores musculares no corpo todo e principalmente nas costas, dor de garganta, cabeça e ouvido, seguidos de secreção respiratória – coriza, tosse e outros sintomas. A tosse pode ser seca ou produtiva, com catarro. Raramente, e principalmente no idoso, a doença pode acometer os pulmões e causar pneumonia.

Na maioria dos casos, os sintomas começam a melhorar espontaneamente sem tratamento após o quinto dia, e a recuperação completa leva cerca de duas semanas. No entanto, os sintomas podem ser semelhantes aos de um resfriado comum, incluindo a ausência de febre e sintomas mais leves.

O quadro pode ser mais grave em idosos, pessoas com problemas de coração ou pulmão, imunossuprimidos por câncer, quimioterapia ou transplante, pois pode causar pneumonia, exigindo internação hospitalar, às vezes, em unidade de terapia intensiva (UTI). Nessas pessoas pode haver risco de morte. Além disso, o vírus influenza predispõe o indivíduo a infecções por bactérias, que podem levar também a pneumonia, sinusite e otite bacterianas, que necessitam de tratamento com antibiótico.

A gripe é tratada por meio de alguns compostos, que podem diminuir o tempo da doença, desde que utilizados nas primeiras horas dos sintomas. Nem todas as pessoas precisam de tratamento, na verdade, são mais aquelas com risco de má evolução.

O vírus influenza se transmite por inalação de gotículas e aerossóis respiratórios e por contato das mucosas respiratória e ocular com secreções contaminadas pelo vírus. Por isso, é importante não só manter-se afastado da pessoa infectada, mas também lavar as mãos que tenham tocado o doente e evitar o contato com as toalhas, lenços ou outros objetos que possam estar recentemente contaminados.

A gripe pode ser prevenida também pelo uso de medicamentos e por vacina. As pessoas com alto risco de ter complicações quando contaminadas pelo vírus influenza podem tomar medicação durante a época de maior incidência, que no Brasil vai de maio a julho. Também pode ser feita a profilaxia medicamentosa após a exposição a um doente, porém ela é complicada e tem mais efeitos colaterais.

Portanto, o ideal é a vacinação anual contra a gripe, em abril e maio, porque todos os anos os vírus da gripe sofrem pequenas mutações, e os tipos de vírus influenza variam. Essa vacinação deve ser obrigatória para os grupos com maior risco de complicações graves, como os idosos acima de 65 anos, pessoas com doenças cardíacas e pulmonares, imunossuprimidos por qualquer razão, inclusive Aids ou HIV, e pessoas que fazem atendimento na área da saúde.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim 

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM