Série Distúrbios Ansiosos: Síndrome do Pânico

O que é a síndrome do pânico?

Dentro dos distúrbios ansiosos está a síndrome do pânico, que é caracterizada por repetidos ataques de pânico e merece uma atenção especial por parte do médico. Diante de situações praticamente inexistentes, o paciente tem síndrome de pânico, com taquicardia, palpitação, falta de ar, transpiração, palidez, sensação de náusea e vômito, sensação de morte iminente, formigamento nas mãos, alterações visuais. Mas, na verdade, esse paciente não tem nada.

É muito comum o paciente, num ataque de pânico, parar no pronto-socorro, ficar internado, ir a vários especialistas, fazer uma série de exames. Isso porque fica com medo de estar com um diagnóstico grave e ninguém descobre.

Veja também: Série Distúrbios ansiosos: Estresse pós traumático

Existe tratamento?

A síndrome merece tratamento muito bem feito, em especial medicamentoso, com bastante controle. Os primeiros dias de tratamento são ruins, porque o paciente não melhora rapidamente e, por isso, tem a impressão de que o diagnóstico está errado. Às vezes, quando toma o medicamento adequado, exacerba uma crise. No primeiro comprimido, descompensa totalmente e o indivíduo corre para o hospital.

Portanto, a doença, que pode ter uma tendência genética, é caracterizada por entrar em pânico sem motivo. Esse é o mais complexo dos distúrbios de ansiedade e o mais difícil de tratar, porque, geralmente, o paciente não acredita que tem o problema.

Além disso, seus familiares falam que é bobagem, não precisa tomar remédio, porque é necessário superar por conta própria.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

1 Comentário

  1. marcia

    Tô sofrendo c medo e pânico….mas qdo começo medicação fico muito mal…E tudo pior a muito.O que posso fazer

MANDE UMA MENSAGEM