Como prevenir a queda nos idosos?
A queda é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, com relação aos idosos. Uma pessoa mais velha que sai de casa, para ir até a padaria, por exemplo, tem uma grande chance de cair, por causa da falta de conservação da calçadas e da acessibilidade ruim na cidade de São Paulo. Na hora de pegar transporte público e de ir ao cinema, o idoso também têm problemas, porque as condições são ruins. Portanto, as pessoas mais velhas precisavam ter mais acessibilidade.
Além disso, dentro de casa, há várias armadilhas para o idoso:
- Escadaria
- Salas
- Carpetes
- Tapetes
- Quinas
- Criado-mudo
- Armários
- Móveis baixos
- Fechadura da porta que fica abaixo da maçaneta
Então, é possível perceber que o acesso do idoso à sua própria casa é precário.
É importante destacar que, na grande maioria das vezes, as quedas dos idosos acontecem entre a cama e o banheiro, na ida e volta durante a noite, por causa da iluminação, quinas, uso de chinelo inadequado, por não conseguir dar um passo firme, então pode tropeçar e cair.
Por isso, é necessário que todas as pessoas, as idosas e seus familiares, prestem a atenção nessas situações para evitar quedas e futuros problemas.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários