Seus rins funcionam bem?
Hoje, no Dia Mundial do Rim, vamos falar sobre insuficiência renal, na qual há redução na função principal dos rins, que é a filtração. A taxa de filtração glomerular normal é de 90 ml por minuto a 120 ml por minuto; qualquer grau de redução nessa taxa é denominado insuficiência renal. Podemos perceber, portanto, que há vários graus desse problema, que são assim classificados:
– Estágio 1: TFG maior que 90 ml por minuto (função renal normal);
– Estágio 2: TFG entre 60 ml por minuto e 89 ml por minuto;
– Estágio 3: TFG entre 30 ml por minuto e 59 ml por minuto;
– Estágio 4: TFG entre 15ml por minuto e 29 ml por minuto;
– Estágio 5: TFG menor que 15 ml por minuto.
A medida da TFG é feita por meio de exame de sangue e urina, chamado clearance ou depuração de creatinina, mas uma avaliação inicial mais grosseira pode ser feita por meio da dosagem plasmática de creatinina.
Podemos dividir, drasticamente, a insufiência renal em dois grandes grupos: insuficiência renal aguda (IRA) e insuficiência renal crônica (IRC). Na IRA, o paciente apresenta um comprometimento renal que se instala de modo agudo, recente, não sendo portador de nenhuma patologia renal prévia. Há, nesta categoria, as insuficiências renais secundárias a choque grave, infecções graves, grandes hemorragias, entre outras muitas causas. Na IRC, a queda da taxa de infiltração glomerular é mais lenta e progressiva; o paciente apresenta distúrbio rena que paulatinamente vai determinando uma deterioração da função renal.
As falências renais são determinadas por doenças restritas aos rins (primárias) ou por doenças sistêmicas que, entre outros distúrbios, leva ao comprometimento renal (secundárias).
As principais causas de IRC secundária são o diabetes e a hipertensão arterial, e as principais causas de IRA secundária são os estados de choque, infecções e uso de drogas nefrotóxicas.
Em um próximo post sobre o assunto, falaremos sobre hemodiálise, o método mais comum utilizado para tratar as formas graves de insuficiência renal.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários