Como é a higiene de um paciente com hemorroida ou fissura anal?

Meu amigo, Dr. Fábio Atui, a sua especialidade, cirurgia do aparelho digestivo, que você faz brilhantemente, por favor me dê algumas dicas.

Hemorroida, eu sei que você já deve ter falado muitas vezes no seu blog sobre hemorroida, mas eu queria que você falasse um pouquinho de como se comportar com o uso de papel higiênico, o uso de lenço umedecido, o uso de bidê, como fazer a higiene do canal anal em pacientes portadores de hemorroida. É a mesma coisa, eu digo em relação à fissura anal.

Gostaria de saber qual é a melhor maneira que as pessoas têm para se comportar em relação a essa patologia de canal anal, e a higienização após uma evacuação.

Principais cuidados com a higiene anal

O assunto complicado, delicado que as pessoas têm muita vergonha, mas eu não tenho não, eu acho que para promover saúde para as pessoas a gente tem obrigação de falar tudo que for preciso.

Então, o que acontece Salim, se dependesse dos coloproctologistas, que são os médicos que cuidam do intestino grosso, reto e do anus, as fábricas de papel higiênico estavam perdidas, porque o nosso consumo de papel higiênico é muito pequeno, porque o coloproctologista não usa o papel pra fazer sua higiene depois de ir ao banheiro, em geral, o coloproctologista usa um meio banho, um banho, uma duchinha higiênica, ou o bidê.

Eu costumo fazer uma brincadeira, que até não é muito delicada, mas é uma boa brincadeira, é o seguinte: se cair cocô na sua mão, e eu te der um rolo de papel higiênico, e você usar quanto papel você quiser para limpar sua mão, você vai considerar a tua mão limpa antes de lavar? Seguramente que não. Então, o que acontece?

Usar ou não o papel higiênico?

O papel higiênico pode e deve ser usado, é claro, é um artigo, um produto com muita utilidade, você pode usar ele quando você for ao banheiro fora da sua casa, você vai usar ele para tirar o excesso do cocô que estiver no anus, quando for lavar, não ter aquele excesso, só que logo após o uso do papel para tirar esse excesso, um banho, uma lavagem, na medida do possível, se tiver em casa, deve ser feito.

A princípio, eu oriento que não se lave, com sabão todas às vezes, quando for tomar banho, usa o sabão, quando não for tomar, banho, água abundante, e separa uma toalhinha, toalhinha do bumbum, que serve só para isso, para não correr o risco de secar a mão, de secar o rosto nessa toalha, que é a toalha do bumbum.

A água pode ser morninha, como pode ser também água à temperatura ambiente, não tem aqueles pacientes que estão em crise hemorroidária, a gente orienta fazer com água morna, porque vai ser menos agressivo.

Veja também: Infecção intestinal: quais são as causas?

Mas, no dia a dia, pode ser qualquer água, o principal é evitar a abrasão do papel na pele da região do ânus, evitar o uso de muitas vezes por dia de sabão, que isso machuca pele, isso diminui certa gordura que tem que ter a pele para uma pele saudável, e prestar atenção sempre, na hora de um banheiro sempre prestar atenção, sempre olhar para o seu cocô, é muito importante a gente olhar pra ver se tem sangue, se tem muco, se tem restos  de alimento, isso é importante porque isso pode ajudar a prevenir doenças graves, como o câncer de intestino.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM