Obesidade favorece o colesterol alto e o aumento da pressão arterial

Colesterol alto: o que é?

A preocupação com o sobrepeso e a obesidade vai além da questão estética. Trata-se de problema de saúde pública, já que o excesso de peso é considerado fator de risco para uma série de doenças e distúrbios metabólicos. 

Entre as disfunções, estão o colesterol alto e o aumento da pressão arterial, que podem levar a complicações cardiovasculares mais graves, e a diabetes tipo 2. 

A obesidade provoca ainda problemas respiratórios e no aparelho locomotor, distúrbios no sono, depressão e até certos tipos de câncer. 

Dietas e exercícios físicos ajudam na redução do colesterol alto. O colesterol é um tipo de gordura (lípido) no sangue. Suas células precisam de colesterol, e seu corpo faz tudo o que precisa. Mas você também obtém colesterol dos alimentos que você come.

Se você tem colesterol demais, ele começa a acumular-se em suas artérias. As artérias, por sua vez, são os vasos sanguíneos que levam sangue para longe do coração. Este processo é chamado de endurecimento das artérias ou aterosclerose. Geralmente é um processo lento que piora à medida que você envelhece.

Para entender o que acontece, pense sobre como uma tampa se forma na tubulação debaixo de uma pia de cozinha. Como o acúmulo de gordura no tubo, o acúmulo de colesterol estreita suas artérias e torna mais difícil para o sangue fluir através deles. Isto reduz a quantidade de sangue que chega aos tecidos do seu corpo, incluindo o seu coração, podendo levar a sérios problemas, incluindo ataque cardíaco e derrame.

Todo mundo com 20 anos ou mais deve ter seu nível de colesterol no sangue medido pelo menos uma vez a cada 5 anos. É melhor fazer um exame de sangue com um perfil de lipoproteína para descobrir seu nível de colesterol.

O colesterol alto é um fator de risco para graves doenças incluindo ataque cardíaco, TIA, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica. O médico e o paciente podem usar os resultados para decidir se os medicamentos serão  úteis para diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças futuras.

Fatores de risco do colesterol alto 

O colesterol alto é apenas um dos vários fatores de risco para a doença cardíaca coronária. Só um médico considerará o risco geral de uma pessoa ao avaliar seus níveis de colesterol e discutir opções de tratamento.

Os fatores de risco são condições que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas. Alguns fatores de risco podem ser alterados e outros não. Em geral, quanto mais fatores de risco uma pessoa tem, maior a chance de desenvolver doença coronariana. Alguns fatores de risco podem ser controlados, outros não.  

  • Idade (45 anos ou mais para homens, 55 anos ou mais para mulheres);
  • Antecedentes familiares de doença cardíaca precoce (pai ou irmão afetado antes dos 55 anos de idade, mãe ou irmã afetada antes dos 65 anos de idade)

Os fatores de risco que podem ser controlados incluem:

  • Colesterol alto no sangue (colesterol total alto e colesterol LDL alto);
  • Baixo HDL (bom) colesterol;
  • Parar de fumar;
  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Obesidade / excesso de peso;
  • Inatividade física.

Se uma pessoa tem lipoproteínas elevadas e, portanto, colesterol elevado, o médico irá trabalhar para atingir seus níveis com dieta e tratamento de drogas. Dependendo dos fatores de risco de uma pessoa para a doença cardíaca, os objetivos podem ser diferentes para diminuir seu colesterol LDL .

Dietas para colesterol alto 

Os alimentos podem reduzir os níveis de colesterol no corpo por diferentes mecanismos. Alimentos ricos em fibras ligam colesterol e dificultam a absorção. Algumas plantas contêm estanóis e esteróis, que impedem o colesterol de ser absorvido na corrente sanguínea. Exemplos de redução de colesterol alimentos incluem:

  • Aveia, cevada e outros cereais integrais;
  • Feijões;
  • Nozes;
  • Maçãs, morangos, uvas;
  • Frutas cítricas;
  • Soja;
  • Peixe gordo

Alimentos que são fabricados ou fortificados para conter esteróis e estanóis, como:

  • Alguns sucos de laranja e margarina
  • Dieta que eleva o colesterol.

Existem alguns alimentos que têm uma tendência para aumentar o colesterol e devem ser evitados se possível;Gemas de ovo;

  • Mariscos;
  • Produtos lácteos, incluindo manteiga e alguns queijos, incluindo queijo cremoso;
  • Carnes processadas como bacon
  • Produtos assados ​​feitos com gorduras animais como banha;
  • Fast foods como hambúrgueres, batatas fritas e frango frito;
  • Snack e petiscos como pipoca de micro-ondas por causa de seu alto teor de sal e manteiga;
  • Carnes vermelhas.

Mexa-se

Além de comer uma dieta saudável e de redução do colesterol, outras mudanças de estilo de vida podem ajudar a reduzir o colesterol e, portanto, diminuir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica.

Exercício: 30 minutos por dia podem aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol). Se você está apenas começando a se exercitar, comece com moderação. Se você tiver problemas médicos subjacentes, incluindo doença cardíaca ou pulmonar, consulte o seu médico para obter orientação sobre qual programa de exercícios pode ser melhor para você.

Parar de fumar: Fumar aumenta os níveis de HDL, mas também por si só diminui o risco de ataque cardíaco quase que imediatamente.

Manter um peso saudável: Mesmo um pouco de peso perdido pode ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Atividade: Embora o exercício tenha pouco efeito sobre o LDL, os exercícios aeróbicos pode melhorar a sensibilidade à insulina, os níveis de HDL e de triglicérides e, assim, reduzir o risco de doença cardíaca. As pessoas que exercem e controlam sua dieta parecem ser mais bem sucedidas com modificações de estilo de vida a longo prazo que melhoram seu perfil de risco cardíaco.

Tratamento do colesterol alto

Estatinas reduzem os níveis de colesterol LDL mais do que outro tipo de droga. Elas reduzem o colesterol, diminuindo a produção de colesterol e aumentando a capacidade do fígado para remover o colesterol LDL já no sangue.

Veja também: Colesterol HDL é o tipo de colesterol que quanto mais alto, melhor

A adoção de um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios aeróbios e dieta com baixo teor de gordura, deve reduzir o risco de obesidade, colesterol alto e, em última instância, o risco de doença coronariana.

Abuse

Adicione mais fibra solúvel (encontrada em grãos de cereais, feijões, ervilhas, e muitas frutas e legumes) e alimentos que contêm estanóis e esteróis de plantas (incluídos em certas margarinas e molhos para saladas) para aumentar o seu poder de redução de LDL. A melhor maneira de saber o que está nos alimentos que você come é ler o rótulo nutricional .

Baixos níveis de colesterol começam no supermercado. Leia rótulos de alimentos e compre alimentos com baixo teor de gordura saturada e baixo teor de colesterol.

Níveis de colesterol

Bom e mal colesterol

Seu colesterol é medido por um exame de sangue:

Colesterol alto é 240 ou acima.

Limite é de 190

Melhor é menos de 200.

Diferentes tipos de colesterol

LDL é o colesterol “ruim”, o tipo que pode obstruir suas artérias se você tiver muito dele. Este é o colesterol que você precisa diminuir, se você tem colesterol alto.

HDL é o colesterol “bom”. HDL ajuda a eliminar a gordura do sangue. Você quer que seu HDL seja alto. Um alto nível de HDL está ligado a um menor risco de doença cardíaca .

Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue. Se você tem triglicérides elevados e LDL alto, suas chances de ter um ataque cardíaco são maiores.

Algumas das causas de colesterol alto incluem os alimentos que você come, o excesso de peso, a inatividade física, o histórico familiar e a saúde geral, por exemplo.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM