BLOG

Refluxo pode causar gases?

A dona Noêmia Dias me pergunta: Dr. Salim, gases também são um sinal de refluxo?

Não! Gases são sinal, primeiro que todos nós formamos gases do nosso aparelho digestivo, a fermentação dos alimentos, aquelas bactérias que participam da nossa digestão, produzem gases, que você pode ter esses gases na forma de eructação, quando a quando a eructação, principalmente quando você engole muito ar, ou na forma de flatulência, são flatos, é o famosos pum, você elimina por baixo e também para a produção de gases.

Os gases possuem relação com refluxo?

Dizer que gases é sinal de refluxo, a resposta é não. Gases é sinal de gases, que todo ser humano tem, dependendo da maneira com que a pessoa se alimenta, dependendo do tipo de alimento que ele ingere, se a pessoa engole muito ar, se fala muito, se come muito rápido, isso pode gerar meteorismo maior, uma quantidade maior de gases, dependendo do tipo de alimento, a digestão também produz uma grande quantidade de gases.

Então a palavra gases, eu sempre, é uma coisa que eu brinco muito com os meus pacientes, desde que a pessoa nasce ela tem gases, e às vezes tem um quadro abdominal, um problema sério, imaginam, achei que foram gases. Não! Não existe assim a forma gases como dando sintoma de alguma coisa.

Quando existe o aparecimento de gases, coisas que não existiam antes, significa algo errado está ocorrendo, não necessariamente é refluxo, refluxo não tem gases, o que tem de refluxo é azia, queimação, é dor de garganta, é a subida do suco gástrico até a garganta, até o esôfago. Gases são produzidos normalmente para o ser humano, e mais ou menos de acordo com alimentação, de acordo com outros fatores, e se a pessoa está tendo gases como um sintoma ruim, ela deve procurar o seu médico à procura de alguma patologia, e alguma mudança do aparelho digestivo, para ter uma sensação ruim de estar produzindo gases.

Outra coisa, falei outro dia sobre nó na garganta, a sensação excessiva de gases, distensão abdominal, estufamento de barriga, também pode ter como causa básica, ansiedade e fatores emocionais.

Veja também: Você sofre com gases? 

Então quem acha que tá com muitos gases, procure seu médico para um bom esclarecimento.

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

2 Comentários

  1. ANTONIO CARLOS

    Parabens Dr Sali. pelos seus comentários que são muito esclarecedores. Abraços

    Responder
  2. Anadir valentina de Sá

    Eu tenho gordura no fígado e principalmente a noite acordo com muita falta de ar

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp