Quais são as consequências do omeprazol para a saúde?
Meu nome é Fábio Atui, eu sou cirurgião do aparelho digestivo ecoloproctologista. Hoje, ao invés de eu responder a pergunta de alguém, eu vou fazer uma pergunta: quero fazer uma pergunta para meu amigo, Dr. Salim Helito, que é um clínico geral. Dr. Salim, nós podemos usar esse meio aqui pra fazer uma comunicação entre a gente, acho que vai ser muito bacana.
Eu gostaria de saber Salim, você com sua experiência, com tantos pacientes que acompanham você, se você costuma realmente ver alterações naquelas pessoas que tomam omeprazol cronicamente, porque tem muita gente que toma omeprazol, os trabalhos mostram que omeprazol é um remédio seguro, mas existiam aí algumas publicações meio complicadas, meio não tão científicas, mais jornalísticas falando a respeito da demência relacionado com omeprazol, falando de anemia, deficiência de vitamina. Qual que é a tua experiência? Qual que é a tua opinião? Omeprazol pode ser tomado de uma maneira crônica, contínua, sem prejuízo à saúde das pessoas?
Omeprazol: existem riscos para a saúde?
Meus amigos, em especial meu amigo professor Fábio Atui, grande cirurgião do aparelho digestivo, que me homenageia com a pergunta. Eu espero que os internautas, quem acompanham nosso blog, tanto meu quanto o dele, aproveitem esse nosso bate-papo.
Espero poder fazer algumas perguntas também pro Dr. Fábio, responder outras, Ele já me, pois numa fogueira, falando a respeito do omeprazol, que agora está na moda dizer que o omeprazol dá demência, dá anemia, dá tumor, dá câncer.
Gente, todo medicamento tem que ser tomado com acompanhamento médico, toda a droga, o nome já diz, é uma droga alopática, não vou entrar na homeopatia, na ortomolecular, nada disso.
A alopatia, que é a nossa farmacologia, farmacologia na nossa medicina, ela é utilizada e ela é passível de efeitos colaterais, de eventos adversos, às vezes, o efeito colateral de uma droga é individual, tem gente, às vezes você atende uma pessoa fala foi tomar tal antibiótico e me deu uma coceira atrás da orelha, um exemplo idiota.
Aí você vai, mas eu nunca vi isso acontecer. Mas naquele ser humano isso aconteceu. Isso é um fato esporádico, é um fato pontual, o quê que a medicina faz, quando ela lança no mercado um medicamento, uma droga nova já devidamente pesquisada, ela monitora a utilização desses medicamentos por parte da população, e começa a perceber possíveis efeitos colaterais, possíveis complicações relacionadas à ingestão daquele medicamento.
Uso crônico do omeprazol
O uso crônico do omeprazol é uma coisa muito comum, existem doenças do aparelho digestivo, refluxo, úlcera, gastrite, enfim, problemas do esôfago, estômago e duodeno, que necessitam o uso crônico prolongado do medicamento omeprazol. Então eu digo com toda segurança, não existe nenhum trabalho cientificamente comprovado, nenhuma pesquisa feita, e muitas estão sendo feitas, que mostre que o omeprazol leva à demência, não é verdade.
Nunca vi um câncer de estômago, um câncer de esôfago, causado pelo omeprazol. Omeprazol é um medicamento muito utilizado no tratamento das úlceras, das gastrites omeprazol é um medicamento muito utilizado no tratamento das úlceras, das gastrites do refluxo, e é muito utilizado mesmo e tem ótimos resultados.
Nunca vi uma deficiência de absorção de nada relacionado ao omeprazol, apesar que isso pode ter algum embasamento, mas eu nunca vi, e nunca vi demência causada pelo omeprazol e não tem nada escrito.
O que nós observamos é a pessoa que usa prolongadamente omeprazol, vai ao aumento do tamanho das glândulas da mucosa estomacal, da mucosa gástrica, uma hiperplasia das chamadas glândulas fúndicas, mas isso não leva nenhum problema, não causa nenhuma doença, nunca degenerou para câncer, pelo contrário, em muitas situações em que você deve usar o omeprazol para a prevenção de câncer causado, por exemplo, pelo refluxo gastresofágico, uma coisa chamada esôfago de barrett, diminuição da absorção, o que acontece com o uso do omeprazol, diminui a acidez, a produção de aço clorídrico do estômago, isso pode prejudicar.
Veja também: Você conhece as causas do câncer de estômago?
Mas eu nunca vi e nunca vi escrito nenhum trabalho publicado. A absorção de algum elemento, ferro, alguma vitamina.
Então definitivamente, o omeprazol usado por orientação médica e com um controle, nãos e comprovou que ele cause nenhum problema do que se diz por aí. Então vamos definitivamente esclarecer esse assunto.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
Adorei saber o comentário de um especialista de renome sobre o uso do O me prazo. Tenho muita gastrite e quase todos os alimentos me dão refluxo, azia, logo, tenho necessidade do uso de O me prazo, porém não constantemente. Obrigada.Repassarri esse vidro para outras pessoas, é de utilidade pública.