Você já sofreu com depressão?
No vídeo, Dr Salim Médico de Família alerta para os sintomas e tratamentos da depressão, que atinge 30% da população brasileira.
É muito comum nós médicos fazermos o diagnóstico de uma doença chamada depressão, que é muito mais comum do que se imagina. A depressão é um dos transtornos do humor, uma doença psiquiátrica que acomete cerca de 30% da população.
Diagnóstico
Quando se faz um diagnóstico de depressão, uma doença que tem uma tendência genética, a primeira coisa que se ouve é: doutor não vou tomar remédio, não vou entrar nessa. Muitos dizem que é contra, acham uma bobagem, que vai superar o problema sozinho, então, não querem tratar.
Isso, na verdade, é uma grande besteira! Depressão é uma doença orgânica, que ocorre no cérebro, tem uma tendência familiar. Ela é caracterizada pela deficiência nas substâncias que atuam no cérebro, chamados neurotransmissores, ou seja, o líquido produzido dentro do cérebro que dá o caminho da eletricidade das nossas fibras nervosas.
Sintomas
A depressão pode causar sintomas, às vezes, pequenos e, às vezes, graves, mudando a vida de uma pessoa que não for tratada de maneira adequada. Fiquem atentos com tristeza, falta de iniciativa social, excesso ou perda de apetite, choro fácil, ideia negativa das coisas, medo de tudo, falta de vontade de fazer as coisas, alteração no prazer sexual, dificuldade de ir a trabalho e a levar sua vida normalmente.
Os sintomas da depressão são bem definidos e, portanto, merecem um diagnóstico aprimorado e um tratamento medicamentoso. Quando a pessoa se recusa a ser tratada, ela terá problemas graves para o resto da vida, alteração até do seu comportamento, que se torna irreversível.
Tratamento
A depressão, se tratada de uma maneira adequada com medicamentos que não causam vício, a pessoa pode voltar a sua normalidade. A doença tem algumas variantes, a síndrome do pânico, por exemplo, é uma forma de depressão e merece a terapêutica adequada, que tem começo, meio e fim. Em alguns casos não tem fim, porque a pessoa não consegue ficar normal sem medicamento, então precisa tomar remédio para sempre.
Então, vamos parar com essa história de não querer entrar nessa de tomar remédio para a depressão, porque é uma grande besteira!
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários