Infecção intestinal: atenção maior no verão!

Meus amigos, estamos no verão. Além dos problemas de pele, qual é a doença mais comum no verão? Eu respondo a você que é a infecção gastrointestinal (gastroenterocolite aguda).

Causas de infecção intestinal​

A infecção intestinal pode ser causada por vírus, contaminação ou comida deteriorada. Nas praias e piscinas você pode se alimentar de maneira correta, porém, a manutenção e a conservação dos alimentos são dificultadas com esse calor.

Por isso, recomendo que vocês tenham cuidado com o que vão comer, com o uso de barracas de praia, fritura, copos, utensílios sem a menor higiene e com a conservação dos alimentos.

Sintomas da infecção intestinal

  • Vômito;
  • Mal estar;
  • Febre;
  • Diarreia.

Tratamento da infecção intestinal

Quando os sintomas citados acima aparecem, é necessário hidratar-se para corrigir os distúrbios hidroeletrolíticos e repor potássio e sódio.

Tudo isso tem que ser feito através de orientação médica. Deve ingerir bastante líquido e, dependendo do caso, tomar medicamentos para enjoo. Porém, lembre-se, jamais tome remédios para estancar diarreia, pois pode ser perigoso dependendo do tipo de infecção.

Cuidados

Quando você reparar que alguma pessoa encontra-se com vômito e diarreia, fique atento se esse paciente é idoso, tem algum problema imunológico ou faz algum tipo de tratamento oncológico. Leve-a imediatamente ao médico.

Se a pessoa é jovem, não pode tomar antibiótico direto porque nem sempre essa infecção é causada por bactéria, pode ser por vírus, entre eles, o famoso rotavírus. O tratamento do rotavírus é sintomático, sendo necessário tomar medicamentos para enjoo e repor líquido.

Dica extra: o líquido que salva o brasileiro chama-se água de coco. É barato, saboroso, tem água, tem açúcar, tem potássio e tem sódio. Ou seja, é um líquido que faz muito bem para a reposição.

Resumindo, fique de olho, pois o verão é a maior época de incidência das infecções gastrointestinais. Se a diarreia e o vômito forem exagerados e a pessoa não conseguir se hidratar, procure um hospital para receber medicação na veia e hidratação.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?