Reposição hormonal pode causar ganho de peso?

Gente, eu recebi uma pergunta, mas veio inbox, que significa que a pessoa tentou falar diretamente comigo, eu não vou citar o nome, porque não sei se ela quer que o nome seja citado. Mas eu recebi a seguinte pergunta: Dr. Salim, estou na menopausa e não aguentei os efeitos dessa fase, estou fazendo reposição hormonal com libiam.

Porém, estou meia descontrolada por contado ganho de peso. Existe algum tipo de hormônio que não causa esse efeito? Uma vez que essa fase da vida é complicada.

O que fazer durante a reposição hormonal?

Minha querida, lógico que a reposição hormonal para quem está na menopausa sintomática, pode levar ao ganho de peso, mas é um ganho de peso, ninguém ganha peso porque está tomando remédio, a pessoa ganha peso porque ao tomar remédio aumenta o apetite, a pessoa come mais.

Então, se a pessoa que está recebendo reposição hormonal está ganhando peso, sem estar inchada, o que ela tem que fazer? Mais exercícios, mais caminhadas, e selecionar o que vai comer.

Na hora que vem o apetite, se a pessoa comer uma gelatina diet, ela não vai ganhar peso. Se comer um sanduíche ou um pão de queijo, ou um pão doce, vai ganhar peso. Muita gente fala que na menopausa, ai eu só consigo ficar feliz com chocolate. Está ótimo, também adoro chocolate.

Adoro sorvete, adoro sonho, mas se eu comer isso eu vou engordar. E essa história de dizer que só vou me satisfazer com chocolate, no fundo é uma bela desculpa de quem quer comer chocolate, está ganhando peso, e põe a culpa no: eu preciso comer chocolate! Não, você gosta de chocolate, quer comer chocolate, e está assumindo o risco de ganhar peso.

Então essa história de, qual o remédio eu tomo. Precisa conversar com seu ginecologista para ver se muda a reposição hormonal, mas o que faz a pessoa engordar, menopausada, não menopausada, depressiva, sedentária, ansiosa, homens, mulheres, chama-se comida.

Veja também: Reposição hormonal x câncer de mama

A ingestão de alimentos maior do que a necessidade, associado a não fazer exercícios, são as causas de ganho de peso e obesidade. Falo isso como médico, e falo isso como obeso, não tem nada a ver com o hormônio propriamente dito.

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM