Obesidade infantil, a criança é a fotografia da família

Então, hoje você liga a TV, não tenho nada contra, todo mundo quer promover o seu produto, mas lá está propaganda de fast food, big não sei o que, sanduíche não sei das quantas e ainda com a petulância de dizer, vem verdura, vem não sei o que, picles.

Não, aquilo é hidrato de carbono, é carne com gordura, é pão.

O aumento da Obesidade

Fast food, junk food que significa salgadinho, comidas com alto teor calórico quase sem nenhum valor proteico, salgadinho a base de bacon, milho, produtos químicos que dão um sabor da natureza, mas que são altamente engordativos e nada nutritivos. E tem um detalhe, são alimentos saborosos, a criançada se liga naquilo.

Ela vê a propaganda do palhaço vendendo sanduíche, ela quer aquele alimento, aquilo realmente é contagiante. Ela vê o belo hambúrguer sendo preparado na grelha ou um hotdog, onde só Deus sabe onde e como é feita a salsicha, junto com pão, queijo, mostarda e uma série de condimentos, com uma série de coisas que são calóricas, rápidas de comer e gostosas.

Você sai correndo para trabalhar, coloca no carro ou na perua , quando você está com pressa, busca lá um nuggets e dá para a molecada comer. É gordura pura.

Então, isso com certeza é um dos fatores do crescimento avassalador de sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida.

Sorvetes que é a base de gordura e açúcar;  chocolate que é uma coisa saborosa , tem até um certo grau de utilidade para organismo, tem gordura vegetal e o cacau , mas também é engordativo, açucarado e pode trazer problemas.

Tudo isso, além da obesidade, abrindo uma brechinha para a odontologia, destrói com os dentes. A molecada não escova os dentes direito e danifica os dentes.

Outras causas da obesidade infantil

Outro fator, hoje em dia a molecada não caminha, anda muito pouco e vive sedentária. Antigamente, eu me lembro quando era pequeno, você acordava, andava para o ponto de ônibus, andava bastante, da escola para o ponto de ônibus também. Pão e leite na padaria, ia comprar remédio na farmácia, revistinha no jornaleiro. Se eu fosse comprar uma pizza, ia à pizzaria, andando. Hoje, você e tem Delivery para tudo.

Então, o volume de passou que uma pessoa dá é muito pequeno. Então, se não se tomar cuidado, a criança anda nada e se ainda não tiver vontade de fazer esporte, vai andar menos ainda, porque fica vendo TV e jogando vídeo game na frente da tela. 

Por isso, se não se tomar cuidado, a criança não anda nada. E se ela não tiver vontade de fazer esporte, vai andar menos ainda. Com isso, surgem as academias para fazer a pessoa andar, fazer exercício, porque no dia a dia, na vida, se andava 10, 12 km por dia, hoje não se anda nada.

Na mídia, você tem uma tendência de propaganda de forçar esses alimentos, o sedentarismo que é muito grande, os alimentos nada saudáveis, a rapidez do mundo moderno. Então ninguém para pra comer, eu mesmo como médico se não me policiar e tomar cuidado, como sanduíche todo dia, é mais prático, rápido. É comer e trabalhar.

Então, esse tipo de postura, esse tipo de modernidade que aumenta muito a tendência à obesidade. Tanto em criança, quanto em adolescente, adulto jovem, adultos e idosos.

Veja também: Triglicérides alto em crianças pode ser um problema genético

Uma coisa que fica muito clara: a criança é a fotografia da família. O que faz uma família, um pai, uma mãe em relação aos seus hábitos alimentares, a criança imita com muito orgulho. A criança tem muito orgulho do pai e da mãe, inclusive se eles forem sedentários e comam de maneira inadequada.

É muito importante saber: não adianta a mãe falar, ele tem problema de metabolismo. Existe mas é raridade, na prática, a criança imita a postura dos pais.

Se meus filhos são obesos, a culpa é minha, da minha mulher, do que eu trago para os meus filhos em relaciona cuidados de exercícios e alimentação. Até a próxima.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM