Obesidade: o mal do século que agrava a saúde da população

O que a obesidade?

Meus amigos internautas, estamos numa época que mais uma vez o tema obesidade chama atenção. Aliás, o tema vai sempre chamar atenção. Dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, é uma data que se comemora ou se lamenta o Dia Mundial da Obesidade. Chama-se atenção da população para o problema seríssimo da obesidade que se tornou uma epidemia mundial, o mal do século. 

Obesidade é o aumento da quantidade de gordura dentro do seu corpo , onde você acaba tendo uma peso não compatível com sua idade, altura e sexo. Isto é, quando existe esse aumento de peso em relação ao que você deveria ter, você acaba tendo um aumento das gorduras do seu corpo.

Obesidade abre uma grande chave de causas, efeitos , de problemas que o ser humano pode ter relacionado a obesidade e às vezes, até as pessoas têm a obesidade, o sobrepeso , porque no final a classificação da obesidade é pelo peso, altura e idade, mas a pessoa tem uma vida normal, tem as funções fisiológicas normais. 

Mas, normalmente, a obesidade traz problemas para a população. Na infância, na adolescência, no adulto jovem, no idoso.

Dados estatísticos

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde diz que em 2025 , cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso, quer dizer , um peso acima do normal mas ainda não classificado como obesidade

E que mais de 700 milhões de pessoas estão obesas. Isso é um dado muito importante: o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões.

Veja também: Obesidade não se controla com cirurgia bariátrica 

Então, nós temos que prestar atenção do por que isso está acontecendo, o que ocorre no mundialzão que as pessoas tenham tanto sobrepeso. 

Eu sou um obeso, eu tenho sobrepeso, sempre tive muita dificuldade em me manter seu peso e cuidar da minha saúde por causa da minha obesidade. Então, como médico e como obeso eu sei o que as pessoas passam, as dificuldades para tentar evitar isso. 

E mais ou menos, imagino o que  eu acontece ao meu redor para que isso fique mais intenso , mais problemático e muito mais dificuldade em corrigir este distúrbio que apresento.

Então, nós vamos conversar algumas vezes sobre os vários aspectos da Obesidade com boas dicas e esclarecimentos para as pessoas que nos acompanham.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM