Varizes no Útero: o que são, causas e sintomas
A Dona Denise Santos de Jesus me perguntou: Olá, Dr. Salim, descobri a pouco tempo que tenho varizes no útero e nem imaginava que isso existia, sinto muita dor e queria saber mais a respeito dessa doença, assim como os riscos e cuidados que devo tomar. Obrigado.
O que são as varizes do útero?
Varizes uterinas significam veias dilatadas. As mais famosas varizes que as pessoas conhecem são as de membros inferiores, dilatações venosas das pernas. Por sermos bípedes e pela lei da gravidade, a volta do sangue acaba sendo mais difícil, porque as veias transportam o sangue de volta para o coração.
É uma tendência genética congênita que faz com que as pessoas tenham dilatação das veias gerando dificuldade para o sangue voltar, formando as varizes nos membros inferiores.
Ao redor do útero é o mesmo problema, dilatação das veias que saem do útero e vão até o coração levar o sangue de volta.
Sintomas e causas
As varizes no útero costumam ser assintomáticas. Não é comum dar sintomas e também não é comum causar trombose venosa, formação de coágulos e embolia pulmonar, lógico que cada caso é um caso.
Como saber se eu tenho?
Normalmente o achado de varizes é no ato cirúrgico. O cirurgião ginecologista vai operar o útero ou o ovário e diz que encontrou muitas varizes pélvicas.
Não costuma ter problema, mas se a senhora tem dores nessa região e tem varizes, o seu ginecologista terá que dar a conduta adequada e concluir se a dor é por causa das varizes.
Normalmente eu insisto, varizes pélvicas são achadas em exames ou no ato cirúrgico e não costumam dar problemas. É mais comum em mulheres que tiveram muitas cesárias.
Veja também: Série varizes – quais os tratamentos?
A questão da dor, eu não posso garantir. É necessário que a senhora vá ao seu médico para esclarecer isso direito, de repente essa dor pode ter outra causa e não ser as varizes.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários