Ácido úrico: o que é e consequências
Ácido úrico é um produto da degradação do metabolismo das proteínas. Todos nós temos essa substância no corpo, porém, algumas pessoas possuem um problema metabólico que não sabem eliminá-lo por completo elevando o ácido úrico no sangue.
Causas de ácido úrico elevado
O ácido úrico pode causar a produção de cálculos nos rins, para quem deixar de tomar bastante líquido, e a inflamação das juntas, chamada gota.
Quem tem ácido úrico elevado deve tomar cuidado com a crise de gota, que é a inflamação em apenas uma articulação de preferência (monoatômica).
A mais famosa gota é a podagra que ocorre no pé, no local que teoricamente teria joanete.
Ao presenciar uma crise dessa, o paciente precisa ser medicado por um médico e tomar alguns medicamentos como anti-inflamatório, corticoide, colchicina, entre outros.
Alimentos ricos em ácido úrico
Outro cuidado que deve ser tomado é com os alimentos ricos em ácido úrico que podem provocar a gota, tais como:
- Crustáceos;
- Camarão;
- Marisco;
- Lula;
- Lagosta;
- Ostra.
Além desses alimentos, carnes magras e gordurosas também possuem bastante cristal de urato, ou seja, ácido úrico.
Resumindo, é um problema no metabolismo do ácido úrico que merece uma dieta e medicamentos para evitar a crise de gota e a crise de cálculos renais.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários