Apneia
A apneia é caracterizada por pausas respiratórias, que ocorrem durante a noite e culminam, geralmente, com:
- Ronco ressuscitativo;
- Micro despertar (despertar muitíssimo breve e imperceptível) ou até com um despertar completo (paciente toma consciência do despertar);
- Taquicardia, que dá a sensação de disparo do coração (batedeira no peito). Muitos pacientes não percebem as apneias, que muitas vezes são apenas relatadas pelo acompanhante noturno.
Quais são as causas mais comuns de apneia do sono?
As causas da apneia são as mesmas citadas acima como causadoras de ronco, muitas das quais podem apresentar-se associadas.
Quais são as consequências da apneia para a saúde?
Sonolência diurna excessiva, que resulta em redução de atenção, memória, concentração, humor e reflexos, estão entre as principais consequências da apneia. Em conjunto, essas deficiências predispõem à queda da performance profissional, a acidentes de trânsito e de trabalho.
Além destas, é possível citar também:
- Hipertensão arterial;
- Aumento do risco para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais;
- Dificulta, por mecanismos metabólicos, o controle da obesidade, do diabetes e da elevação de triglicérides.
- Indisponibilidade ou desinteresse sexual.
Que medidas podem ser tomadas para melhorar a apneia?
É recomendado ao indivíduo dormir em decúbito lateral (de lado) usando uma camiseta, na qual costura-se um bolso nas costas, onde é colocada uma bola de tênis, além de perder peso, tratar as patologias nasais, inclusive amígdalas e adenoide, quando necessário, e não fazer refeições e dormir em seguida.
O que achou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo!
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários