Oncogênese

A imagem mostra uma ilustração de um vírus.

No processo de oncogênese, ou seja, surgimento do câncer, existe a perda do controle de crescimento de um determinado tecido. As células cancerosas sofrem alterações nos genes que controlam e organizam a proliferação celular, e dessa forma, passam a se comportar de forma independente, não mais respeitando regras para manter os tecidos com volume, forma e funções perfeitos.

Além de proliferarem de forma desordenada, levando a formação de tumores, essas células cancerosas anormais não exercem as funções habituais dos órgãos dos quais se originaram.

O que são metástases?

Outra característica muito importante, e já mencionada das células cancerosas, consiste na capacidade de penetrarem na circulação sanguínea e linfática, alcançando outros órgãos.

Dessa forma, essas células conseguem invadir órgãos a distância, multiplicando-se e formando novas áreas tumorais, ditas metástases.

Quais são as causas do câncer?

De uma maneira simples, podemos afirmar que o surgimento do câncer envolve aspectos genéticos e hereditários, associados a fatores externos desencadeantes. Os antecedentes familiares do indivíduo são muito importantes, principalmente em câncer de mama, ovário, intestino e próstata.

Existem programas de aconselhamento genético baseados em minuciosa história familiar e eventuais exames laboratoriais sofisticados, que permitem a identificação de indivíduos com altíssimo risco de desenvolver câncer.

De 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de amídalas e esôfago, alguns subtipos de Papiloma são os agentes causadores de colo uterino.

O post de hoje esclareceu suas dúvidas? Conte-nos abaixo! E não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM